terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

EDITORAS VIRTUAIS DE MÚSICA

É o principal texto na secção de cultura do Público de hoje. O lead diz: "As netlabels formam uma comunidade paralela à indústria discográfica. Em Portugal, já são quase uma centena" (texto de Pedro Rios).

Da lista surgida no texto do jornal, a primeira é a Enough Records, a qual "Deeply rooted in the demoscene culture, our path towards world domination consists on distributing music we enjoy listening to - from friendly people who want to release through us - for free". A segunda é a Merzbau. Segundo o Público, trata-se de uma netlabel mais voltada para o rock e o indie, exclusivamente dedicada à música portuguesa. Neste momento, a netlabel tem em escuta um disco de LEMUR: oiçam-no.



Explicação no fim do texto de Pedro Rios: uma netlabel é "uma editora sem fins lucrativos que opera na Internet, disponibilizando música quase sempre gratuitamente e em formato mp3, com o consentimento dos autores". Ainda a retirar da página do jornal, a ilustração de Cristina Sampaio, de quem o blogueiro é um fã.

Sem comentários: