domingo, 28 de maio de 2006

CELULARES COM MÁQUINA FOTOGRÁFICA INCORPORADA

Já lera algo do género nos media nacionais. Hoje, o El Pais dá conta de uma nova "actividade" dos utilizadores dos celulares, o dos happy slappers, que traduzo por pancadarias felizes. Isto é, utilizadores do celulares de terceira geração gravam na memória fotográfica cenas de violência e transmitem para outros celulares, graças à tecnologia bluetooth, radiofrequência com alcance entre 20 e 100 metros que permite a troca de ficheiros, áudio e imagens em tempo real.




A "moda" começou no Reino Unido, tendo-se propagado rapidamente para outros países europeus, como Suécia, Irlanda e Espanha. Aqui, no país vizinho, estima-se que a taxa de penetração do celular ande pelos 89,2% da população, com mais de metade dos terminais nas mãos de adolescentes, e metade desta metade com telefones com câmara fotográfica incorporada para fazer fotografias e vídeos.

Assim, torna-se fácil gravar e difundir cenas de agressões a colegas, velhos e mendigos e difundi-las rapidamente. Parece que eliminar este tipo de manifestação está fora de controlo. Falta-nos Stanley Kubrick para filmar uma nova Laranja Mecânica?

Sem comentários: