quarta-feira, 28 de junho de 2006

O QUE PROCURA? RESPONDE-LHE O TELEFONE JAPONÊS

Se passeia em Tóquio e quer obter uma informação, precisa apenas de aceder a um telefone, no hotel, restaurante ou monumento histórico onde se encontrar no momento. Ao premir um botão, obtém a informação sobre o que procura ou vê.

O novo serviço foi tornado possível pelo trabalho de três empresas japonesas e da GeoVector, uma pequena empresa americana de tecnologias. Os telefones combinam a navegação baseada em satélite, de precisão inferior a nove metros, com uma bússola electrónica que fornece orientação. Se ligado a um computador, há a possibilidade de ver a imagem. A tecnologia começou por ser desenvolvida devido ao requisito, previsto para 2007, dos serviços de emergência terem receptores baseados em localização geoestratégica.

Os analistas dizem que, por isto, o Japão vai um par de anos à frente do desenvolvimento tecnológico. Trata-se de uma nova fronteira para a mobilidade, aproveitando as potencialidades dos celulares e dos telefones fixos sem fios.

[ver mais em Herald Tribune de ontem, assinado por John Markoff e Martin Fackler, do New York Times; via newsletter do European Journalism Centre]

Sem comentários: