sábado, 17 de junho de 2006

UMA VIDA NOVA

O documentário Uma vida nova, de Nuno Pires, vai passar na Cinemateca, dia 18 de Julho, pelas 21:30. A história conta-se rapidamente: "Não tinham sequer 20 anos. José e Guiomar foram para França a salto nos anos 70, sem saber uma palavra de francês. Deixavam Portugal sob a ditadura, à procura de uma vida melhor, mas sem nunca esquecer o seu país de origem e sempre com vontade de voltar um dia. Trinta anos depois, decidiram regressar. Porquê agora? Alguns meses atrás, os seus dois filhos escolheram viver em Portugal. Portanto, José e Guiomar já não têm nada que os prenda a França".

A biografia do realizador revê-se na história. Como se lê no sítio Uma vida nova, é filho de pais portugueses, tendo nascido há 24 anos em Fontainebleau, nos arredores de Paris. Com duração de 24 minutos, Uma vida nova tem os pais de Nuno Pires como principais protagonistas.

Há seis anos, quando ainda tinha 18 anos, Pires é galardoado com o Prix du Jeune Ecrivain, atribuído à sua novela Histoire(s). Nesse ano de 2000 ingressa no curso de Cinema da Universidade Sorbonne Panthéon, em Paris. O mestrado foi concluído o ano transacto.

1 comentário:

Nuno Pires disse...

Rogério, obrigado pelo destaque.
Acrescento que convites para esta sessão na Cinemateca ainda estão disponíveis. Quem estiver interessado, por favor mande-me o seu nome e morada para: nuno@nunopires.com
Obrigado.
Nuno