sexta-feira, 20 de outubro de 2006

LANÇAMENTO DA REVISTA TRAJECTOS

Ontem, ao fim da tarde, foi lançado o número duplo 8-9 da revista Trajectos, dirigida por José Rebelo, docente universitário do ISCTE, escola a que pertence a publicação. O tema de destaque é Debate: os media e a política. A televisão faz uma eleição?

No editorial, lê-se que o número, que insere "textos de jovens investigadores ao lado de outros assinados por professores universitários e por jornalistas de grande prestígio", propõe um debate à volta do tema "mediatização da política" a partir de artigo do professor francês Rémy Rieffel, que esteve em Portugal no mês de Maio deste ano, no âmbito de uma investigação sobre o perfil sociológico do jornalista português. Este estudo terá resultados publicitados em 2007.


Na sessão de ontem, para além do presidente do ISCTE e de responsável da editora da revista, a Fim de Século, intervieram José Rebelo, António Cluny (presidente do sindicato dos magistrados do Ministério Público) e os jornalistas Diana Andringa e Adelino Gomes [os vídeos em baixo seguem esta ordem].

Da revista, o blogueiro ainda não pode emitir opinião, dado que não teve tempo de ler qualquer artigo, embora aconselhe a sua aquisição e degustação, mas ficou com impressões do lançamento e debate que se seguiu. No conjunto, detectei uma visão desencantada quanto ao modo de olhar os media no presente momento. Algumas situações ilustram alguma frustração - desemprego no sector, agora mais visível com despedimentos de jornalistas no Público, perda de qualidade de programação televisiva -, mas a situação não é comparável com a situação política de há 32 anos (censura e consequente ausência de liberdade de expressão).

No debate, fez-se uma alusão ao tempo da censura dos media, em que as pessoas se distinguiam umas das outras pelo que liam, dada a variabilidade de gostos e tendências expressas nos jornais, enquanto os media de agora, os jornais em especial, são muito parecidos e não expressam opiniões políticas distintas (as intervenções que registei em vídeo mostram alguma coisa destas posições). Parece estar a estabelecer-se uma má nostalgia - foi a sensação com que saí da sala.


Sem comentários: