sexta-feira, 27 de outubro de 2006

OS TRABALHOS E OS DIAS

4º ENCONTRO NACIONAL UNIVERSITÁRIO DE BLOGUES

O primeiro foi em Braga (Universidade do Minho), em 2003. Seguiram-se os encontros da Covilhã (Universidade da Beira Interior), em 2005, e do Porto (Universidade do Porto), há duas semanas. Neste encontro mais recente, o olhar foi dirigido para a Universidade Católica Portuguesa, aqui em Lisboa, para cuidar da organização do próximo.

Se no primeiro encontro, debruçamo-nos na possível substituição da imprensa pelos blogues, o encontro da Serra da Estrela veio estabilizar a relação complementar entre a actividade clássica e a nova, enquanto emergiam as aplicações educacionais. A participação dos blogues na formação foi ampliada no encontro do Porto, como aqui realcei. No Porto, houve também espaço para a formação, para além dos habituais painéis. José Luis Orihuela, da Universidade de Navarra (Pamplona), realizou um memorável workshop, onde todos aprendemos muito. O blogue é uma ferramenta promissora para além do simples escrever um post. Além da identidade "jornalística" dos blogues, há um grande espaço da blogosfera dedicado à cultura, às artes, às subculturas, à política, à religião. E, depois, colocam-se questões mais recentes, das tecnológicas (videoblogues e podcasting) às deontológicas e éticas (direitos de autor, blogues anónimos versus actos de difamação).

Já sei que a Direcção da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) apoia a realização do encontro no seu campus, lá para finais do Outono de 2007. Agora, tem de se começar a pôr mãos à obra. O blogueiro cá de casa irá dando conta das novidades e da estrutura.

1 comentário:

José Carlos Abrantes disse...

É uma boa novidade. Já era tempo que Lisboa tivesse também contacto com os blogues, na forma de um encontro deste tipo. Espero que A UC e o Rogério aproveitem a grande vivacidade da blogosfera, fazendo desta vez, um encontro académico mas também aberto à força e diversidade da blogosfera. Só assim a academia tem sentido.