sábado, 24 de fevereiro de 2007

CICLO DE MÚSICA SACRA REGRESSA À BAIXA-CHIADO

Aos domingos, sempre às 16:00, e com entrada livre, começa amanhã, dia 25, a 3ª edição do Ciclo de Concertos de Música Sacra. Assim, de Fevereiro a Maio, numa iniciativa das paróquias da Baixa-Chiado, as Igrejas do coração da capital voltarão a ouvir vozes e sinfonias de qualidade.


Com o apoio do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, decorrem alternadamente na Igreja de Santa Maria Madalena e na Basílica dos Mártires, exceptuando os dois últimos concertos, que se estendem à Igreja da Encarnação e de S. Nicolau.

Segundo a informação disponibilizada pela organização, a música sacra renascentista, especificamente devotada ao período religioso entre a Quaresma e a Páscoa, inclui Palestrina, Tomás Luis de Vitoria ou Orlando di Lasso, Bach e Carlos Seixas. Destaca-se o 250º aniversário da morte do compositor italiano Domenico Scarlatti (1757), com a apresentação da sua obra Stabat Mater, a dez vozes. Nascido no mesmo ano que Bach e Händel, o compositor viveu e trabalhou em Portugal entre 1720 e 1729.

No mesmo ciclo, assinala-se também o 300º aniversário da morte do organista e compositor germano-dinamarquês Dieterich Buxtehude (1707), com a obra Missa Brevis.

Sem comentários: