quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

LER IMAGENS

O CD-ROM duplo Vamos Ler Imagens - Imagens Fixas e Imagens em Movimento, de autoria de Eduardo Cintra Torres, é divulgado na próxima segunda-feira, dia 26, pelas 14:30. A apresentação, que inclui uma intervenção sobre a importância da literacia audiovisual por Marçal Grilo, administrador da Gulbenkian e antigo ministro da Educação, decorrerá no Espaço Noesis, Av. 24 de Julho, 140 C, em Lisboa.

O CD-ROM, trabalho prático no campo da literacia audiovisual ou educação para os media, destina-se a alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com distribuição em escolas de todo o país. Explica o autor que, no CD-ROM sobre imagens fixas, há quatro partes, com exemplos de leitura de fotografia, de pintura, de publicidade fixa e de imprensa. Nas três partes do CD-ROM sobre imagens em movimento, analisam-se anúncios e extractos de filmes e programas televisivos. Ambos os discos contêm material de background (informação adicional, glossário e dados biográficos).

O trabalho de Eduardo Cintra Torres foi realizado através do Cenjor, teve a coordenação pedagógica de Teresa Fonseca, do Ministério da Educação, e edição deste ministério.

Eduardo Cintra Torres é crítico de televisão (Público), professor da Universidade Católica Portuguesa e autor de livros como A tragédia televisiva (2006) e Anúncios à lupa. Ler publicidade (2006).

Sem comentários: