terça-feira, 27 de março de 2007

PRIMEIRA REDE EDITORIAL DE BLOGUES

O portal da primeira rede editorial de blogues em Portugal é apresentado publicamente hoje, conforme já havia anunciado aqui.

No endereço TubarãoEsquilo, vai mostrar-se "o rosto dos mais de vinte autores que desde o Outono têm vindo a aderir ao projecto pioneiro, bem como os seus trabalhos. Com um jornalista como pivot, a TubarãoEsquilo assume-se como um projecto editorial profissionalizante: os autores são remunerados em função dos resultados alcançados, remuneração esta assente, na fase de arranque, nas receitas de publicidade.A rede não tem pretensões no campo do jornalismo nem tenciona constituir-se como alternativa aos meios - embora entre a vintena inicial de autores constem os nomes de alguns jornalistas", diz a informação disponibilizada pela nova rede.

Paulo Querido, o pivot da rede, "ressalva todavia que a rede virá a agenciar uma parte das matérias produzidas, servindo como um marketplace de conteúdos originais. Além dessa função de complementaridade, a TubarãoEsquilo inova através do fornecimento de informação em novos suportes visuais, por iniciativa dos autores ou a pedido de clientes, introduzindo em Portugal a programação informática como ferramenta jornalística.A rede editorial está em formação desde Outubro. Entre os primeiros blogues estão, já, alguns líderes de sector. O Economia & Finanças (economiafinancas.com), de Rui Cerdeira Branco, é o blogue português de economia mais consultado da Internet e está entre o top que lidera as audiências da blogosfera. O Remixtures (remixtures.com) tem em Afonso Caetano o autor de referência em matéria de cibercultura, tratando temas emergentes como os novos licenciamentos, o copy-left e a discussão sobre os direitos de autor. O Teknologico (teknologico.net) e o na Web 2 (naweb2.com) seguem a actualidade da Web 2.0. Há também lugar para as escolhas culturais (Modus Vivendi, Ideias Soltas) e históricas (Carreira da Índia)".

Observação: informação disponibilizada inteiramente por Paulo Querido.

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora os dinamizadores do projecto queiram passar a ideia de que esta é a primeira rede de blogues portuguesa, isso não é bem assim. A www.webtuga.com pode ser considerada uma rede de blogues e já existe há muito mais tempo. E este é apenas um exemplo.