sexta-feira, 16 de março de 2007

TEXTURAS


Texturas é uma revista madrilena sobre livros e redes e relações em torno do livro, numa dupla presença, a do papel e a do digital, associando o profissional e o artífice. Logo, Texturas leva-nos a um mundo do texto e dos seus conteúdos e significados.



Destado os textos de Roger Chartier (Livrarias e livreiros: histórias de um ofício, desafios do presente) e de José María Barandiarán (Edição, independente ou interdependente?). Neste número inicial, de finais de 2006, de uma muito cuidada estética, saliento ainda o extra-texto, com imagens de Chema Madoz, de que não reproduzo qualquer imagem, pois não pedi permissão.

Retiro do texto de Chartier uma ideia: em todas as épocas, há duas lógicas que se cruzam na relação entre comércio do livro e actividade editorial (pág. 11). A primeira é a lógica do capitalismo comercial, que exige investimentos elevados para comprar o papel necessário a cada edição e pagar a edição, a atenção dada à procura e ao mercado, uma linha de crédito que tem em consideração a confiança dos vários actores do processo económico. A segunda lógica é a do patrocínio. No ancien régime, esta lógica era a do apoio ou benevolência das autoridades políticas (ou, simplesmente, tolerância das obras). As edições sucessivas da Encyclopédie de Diderot e d'Alembert encaixam nesta relação entre edição e poder, entre livreiros editores e poderes, quer políticos quer eclesiásticos.

Contacto: trama@tramaeditorial.es.

Agradecimentos, pelo exemplar, a José María Barandiarán, um dos editores da Texturas. Desejo longa vida à revista.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gracias Rogerio.

Abiertos a las sugerencias y comentarios del otro lado de la raya.

Y también abiertos a las colaboraciones

Un abrazo