quarta-feira, 18 de abril de 2007

BLOGUES ANUNCIARÃO RESULTADOS DA VOTAÇÃO ELEITORAL ANTES DA HORA PREVISTA?


Informava uma notícia do Jornal de Notícias de hoje que os blogueiros franceses poderão violar a lei eleitoral no próximo domingo, dia das eleições para a Presidência da República, prometendo revelar os resultados antes da hora do fecho das urnas em França às 20: 00 (19:00 em Lisboa).

Segundo a mesma notícia, "As primeiras estimativas das empresas de sondagens, realizadas à boca das urnas, deverão estar disponíveis a partir das 18:30 de domingo (19:30 em Lisboa). Apesar de serem comunicados aos partidos políticos e às redacções, estes dados são submetidos em França a um embargo rigoroso, só podendo ser divulgados depois do fecho das últimas assembleias de voto em França continental, ou seja, a partir das 20:00 locais. Os blogues e sites da Internet franceses também são supostamente obrigados a respeitar esta interdição".

Sabe-se que os sítios belgas e suíços poderão dar as estimativas, pois a lei francesa não tem meios para o impedir. Ou seja, a internet e a blogosfera trouxeram desafios legais, ainda não suficientemente esclarecidos. As novas tecnologias ainda escapam à ameaça ao recurso à via da justiça. E os media tradicionais o que vão fazer? Não poderão citar, em tempo real, a informação disponibilizada pelos blogues?

Sem comentários: