domingo, 29 de abril de 2007

O ABATE DAS ÁRVORES SEGUNDO AS NOTÍCIAS DOS JORNAIS

Nas semanas mais recentes, os jornais noticiaram o abatimento de cerca de 90 plátanos da praça onde se encontra a praça de touros do Campo Pequeno (Lisboa). Da leitura de diversas notícias, traço o presumível desenrolar dos acontecimentos.

1) informação do número de plátanos a deitar abaixo (dados sem fonte identificada, embora oficial); tratava-se de preparar a opinião pública,
2) reacção de movimentos ambientalistas, simultaneamente enquanto pressão para que o abate se não desse e porque o promotor da primeira notícia não soubera preparar, de modo conveniente, a opinião pública. Logo, colocação do assunto em agenda,
3) necessidade do pelouro da Câmara ligado ao ambiente intervir, dando conta de dois movimentos complementares: a) envelhecimento de algumas árvores antes mesmo da alteração urbana que restaurou a praça de touros, b) danificação de outras árvores pelas obras. Por esta segunda razão, a Câmara indicava ir ter uma indemnização da entidade concessionária da praça de touros. Em causa a limitação de danos provocados em termos de comunicação.

Observação: se os plátanos foram danificados e a entidade promotora das obras foi responsabilizada, isso significa que houve problemas reais que os movimentos ambientalistas denunciaram correctamente. Claro que só conheço os factos a partir das notícias dos jornais e porque assisti ao abate, como as imagens antes e depois da destruição mostram. Não conheço o empenho dos vários actores sociais no agendamento das notícias e seu enquadramento (perspectivas enunciadas).

1 comentário:

Rodrigo disse...

Pelos vistos, a limpeza que Carmona Rodrigues começou nos Restauradores já chegou ao Campo Pequeno.
Nunca mais chega é a Entrecampos...