quinta-feira, 10 de maio de 2007

CENSURA NA INTERNET

A Amnistia Internacional publicou em 2006 um relatório sobre o papel da Yahoo, Microsoft e Google na China e lançou uma campanha contra a censura na internet, a qual se tem tornado mais sofisticada. O Irão e a China, em especial, utilizam técnicas refinadas para manter controlo cerrado sobre o tráfego na internet.

Se alguém, naqueles dois países, procura informação sobre democracia e direitos humanos ou até páginas com notícias da BBC World Service, elas desaparecem. Páginas e blogues com informação não desejada são retirados rapidamente e os seus criadores correm o risco de acção legal. Por seu turno, os sítios estrangeiros com informação semelhante estão inacessíveis.

Sem ser fora do comum, empresas ocidentais como CISCO, Yahoo, Google e Microsoft cooperam com essa forma de censura. Mas, ao mesmo tempo, crescem software e métodos empregues para contrariar essa censura. É uma esperança!

[com base em Sigrid Deters (Radio Netherlands Worldwide), a partir de informação de Andy Sennitt (blogue Media Network Weblog)]

Sem comentários: