sexta-feira, 18 de maio de 2007

O ESTADO DO MUNDO NA GULBENKIAN

A Plataforma 2 do Fórum Cultural O Estado do Mundo inicia-se hoje com o ciclo de grandes lições A Urgência da Teoria e o ciclo de cinema Todo o Mundo é um Filme.

Da lição de Marc Ferro, O ressentimento: força obscura e produto da história, no auditório 2 da Gulbenkian, às 18:30 (entrada livre e com tradução simultânea), destaca-se o seguinte:

  • O ressentimento é um explosivo que se acumula ininterruptamente. Ao longo do século, por várias vezes, faltou fazer explodir a sociedade; ao menos transfigurá-la. Com a erupção de um Islão extremista, o ressentimento manifestou-se com toda a força sob os nossos olhos, num momento em que também povos que tinham sido longamente colonizados o exprimiam. Antes, no início do século XX, a Alemanha e o seu futuro líder tinham alimentado o mesmo ressentimento contra o Tratado de Versalhes e os seus signatários estrangeiros ou alemães. Sabemos o que se seguiu. Estas manifestações falam por si, mas poderíamos elencar e analisar muitas outras.
Já o filme Desert dream, de Zhang Lu, projectado às 22:00 no Grande Auditório, conta a história de uma refugiada norte-coreana e o seu filho, que chegam a uma zona desértica na Mongólia, onde conhecem um homem que planta árvores desesperadamente para travar a desertificação. Com título original Hyazgar, que significa fronteira, no filme encontram-se ressonâncias sobre todos os tipos de fronteiras. A versão original tem legendas em português e o preço dos bilhetes é de € 2,5.


Em www.gulbenkian.pt/estadodomundo pode consultar-se toda a programação para o ciclo de grandes lições A Urgência da Teoria e o ciclo de cinema Todo o Mundo é um Filme. A partir de Junho, haverá nomeadamente teatro, dança, ópera, actividades no Jardim do Mundo e concertos no anfiteatro ao livre.

Sem comentários: