quarta-feira, 1 de agosto de 2007

IDEIAS PARA HOJE (I)

"O que se augura com o fim dos suplementos literários (Diário de Notícias) e Mil Folhas (Público) não é famoso para a crítica [literária]. Há cada vez menos espaço para escrever sobre livros e menos espaço ainda para escrever sobre literatura de qualidade" (revista Os Meus Livros, edição de Agosto, em artigo de Andreia Brites sobre Pedro Mexia).

A era muito mais do que uma revista de crítica literária. Era um espaço fundamental de escrita sobre as indústrias culturais, como o cinema, a televisão e a literatura. O Diário de Notícias, como aqui já escrevi, perdeu muita da sua marca, ao eliminar o suplemento (ou outro que cubra essa vasta área de actividades e crítica).

Mas há novos espaços a descobrir. Um deles, por exemplo, é o blogue do próprio Pedro Mexia. E as publicações on-line, que têm à partida muito mais liberdade, pois não estão tão dependentes de investimentos financeiros ou audiências e tiragens. Faltam ainda critérios de selecção que premeiem as melhores publicações e uma adequada publicitação.

Sem comentários: