terça-feira, 7 de agosto de 2007

CINEMA PORTUGUÊS


Saiu agora, com a chancela da Campo das Letras, o livro O cinema português através dos seus filmes, obra coordenada por Carolin Overhoff Ferreira.

Segundo a coordenadora, docente na Universidade Católica Portuguesa (Porto), o livro surge no "panorama de novos cursos universitários relacionados com o audiovisual e o cinema, e no contexto de um maior número de estudos mais aprofundados das diferentes épocas e vertentes do cinema nacional". No livro, analisam-se 23 filmes que "pudessem ser representativos e indicar as características mais importantes para cada época do cinema português".

O livro está estruturado em seis capítulos, assim apresentados: 1) anos 30 e 40 - a primeira e única indústria, 2) anos 50 - estagnação e neo-realismo, 3) anos 60 - um cinema novo, 4) anos 70 - após o 25 de Abril [de 1974], 5) anos 80 - entre a escola portuguesa e o cinema comercial, 6) anos 90 até à actualidade - cinema contemporâneo.

Colaboram no livro: Bárbara Barroso, Carolin Overhoff Ferreira, Fausto Cruchinho, Jorge Campos, Jorge Leitão Ramos, Jorge Seabra, José de Matos-Cruz, Lisa Shaw, Luís Reis Torgal, Malte Hagener, Maria do Rosário Leitão Lupi Bello, Martin Barnier, Oliver Vogt, Paulo Cunha, Paulo Filipe Monteiro, Paulo Jorge Granja, Randal Johnson e Ronald Balczuweit. Daniel Ribas participou em capítulo escrito por Carolin Overhoff Ferreira e na correcção de traduções e artigos de investigadores estrangeiros. Além de nomes mais conhecidos como Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema), Luís Reis Torgal(docente universitário e coordenador do livro O cinema sob o olhar de Salazar), Paulo Filipe Monteiro (docente universitário) e José de Matos-Cruz (Cinemateca Portuguesa), há uma pleîade de jovens investigadores, alguns saídos do curso de Som e Imagem da UCP (Porto), como Bárbara Barroso e Daniel Ribas, o que mostra a importância daquela licenciatura.


O livro agora à venda nas livrarias pode ser acompanhado pela leitura do texto de João Mário Grilo (O cinema da não-ilusão), com um capítulo sobre a história do cinema português, que o realizador e professor dividiu em quatro períodos (começos - 1896-1930; cinema de actores - 1930-1950; cinema de autores - 1960-1990; cinema de produtores - 1990 em diante). Do mesmo João Mário Grilo saíu recentemente o título As lições do cinema. Manual de filmologia, guiões das 23 aulas que o autor dá na cadeira de Filmologia na licenciatura de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa.

De realçar que será lançado, possivelmente já em Setembro, um livro de Carlos Capucho sobre vinte e cinco anos de filmes no circuito comercial em Portugal (1974-1999), baseado na sua tese de doutoramento.

Sem comentários: