sábado, 27 de outubro de 2007

INDIELISBOA 2008


O IndieLisboa 2008 (5º Festival Internacional de Cinema Independente) decorre entre 24 de Abril e 4 de Maio 2008). Segundo a organização, o

  • festival pretende contribuir para a descoberta de novos autores e novas tendências do cinema contemporâneo independente. Ao mesmo tempo, trará a Portugal não só um elevado número de realizadores, mas também um conjunto de produtores, programadores de cinema, críticos, distribuidores e sales agents internacionais que aproveitarão para ver uma selecção da mais recente produção nacional. O IndieLisboa continua a dar a mesma importância às curtas e às longas-metragens e mantém a estrutura, com as secções Competição Internacional (para 1º e 2º filmes - curtas e longas metragens), Observatório (curtas e longas metragens de realizadores que tenham mais de dois filmes na sua filmografia), Laboratório (para filmes de carácter mais experimental) e IndieJúnior (competição internacional de filmes infanto-juvenis). Os filmes portugueses escolhidos para a Selecção Oficial (Competição Internacional, Observatório, Laboratório) concorrem aos seguintes prémios: Prémio Tobis para Melhor Longa Metragem Portuguesa (5.000 Euros em serviços de pós-produção e 15% de desconto quando ultrapassado o valor do prémio), Prémio Tobis para Melhor Curta Metragem Portuguesa (2.500 Euros em serviços de pós-produção e 15% de desconto quando ultrapassado o valor do prémio), Prémio de Melhor Realizador Português de Curta Metragem (valor a anunciar posteriormente), Prémio de Melhor Fotografia para Filme Português (1000 euros), Prémio a 2 Onda Curta (aquisição de direitos de televisão), Prémio do Público para Longa e para Curta Metragem (2000 e 1000 euros respectivamente). Cumulativamente, os filmes portugueses presentes na Competição Internacional podem ainda ser premiados com o Grande Prémio de Longa Metragem (15.000 euros) ou Grande Prémio de Curta Metragem (3.000 euros). Os filmes de longa metragem incluídos na selecção oficial concorrerão ainda ao Prémio FIPRESCI e ao Prémio de Distribuição.
O prazo limite para as inscrições de filmes (curtas e longas metragens) é no dia 5 de Fevereiro de 2008. O regulamento pode consultar-se em IndieLisboa e o link para inscrição está aqui. Em havendo algum problema no acesso ao link, estabelecer contacto através dos emails: info@indielisboa.com e program@indielisboa.com.

Sem comentários: