domingo, 25 de novembro de 2007

LIVRO DE ALEXANDRA CARVALHO ANTUNES


Foi hoje lançado o livro de Alexandra Carvalho Antunes, O veraneio da família Anjos. Diário de Maria Leonor Anjos (1885-1887), no próprio palácio Anjos, em Algés, uma edição da Câmara Municipal de Oeiras [no vídeo, uma parcela da intervenção da autora].

Maria Leonor Anjos (1872-1940) pertencia a uma família ligada ao comércio e ao têxtil, vivendo em Lisboa mas tendo casa de veraneio em Algés, numa época em que aquela zona era um local aprazível de praias. O diário agora publicado dá conta das impressões da realidade daquela jovem quando tinha 13 a 15 anos. Escrito em francês, descreve cenas da vida quotidiana e viagens que realizou com a família pela Europa (Espanha, França, Alemanha e Suíça) em 1886 e 1887.


Regista ela no dia 24 de Agosto de 1886:

  • [...] Dois ou três dias à tarde fomos passear de barco até à Cruz Quebrada [a partir de Algés].
    No dia onze houve uma distribuição de prémios no Convento do Bom Sucesso [em Belém], à qual fomos assistir. Estava muita gente mas não tanto como de costume.
    O arcebispo de Mitilene distribuiu os prémios que consistiam em livros. Os alunos, que eram cerca de cinquenta, tocaram piano e harpa e recitaram poesias em inglês, em italiano, em alemão e em francês.
    Ontem foi domingo, fomos à missa das onze e meia.

1 comentário:

lala disse...

Oi, meu nome é Larissa dos Anjos Silva, tem alguma diferença do sobrenome Anjos para dos Anjos?