domingo, 18 de novembro de 2007

REVISTAS DE DOMINGO


Não gosto particularmente de revistas que acompanham as edições de domingo dos diários. Por um lado, pelo papel brilhante que dá cabo da pele (o verniz das páginas faz-me secar a pele).

Em segundo lugar, pelo conteúdo. Os temas são tratados de modo mais leve que os cadernos principais, há muitas mais mensagens publicitárias (roupas, móveis, automóveis), mesmo que surjam em texto de reportagem. Embora não apareça a indicação publi-reportagem, sabemos que são peças pagas.

Mas há, claro, temas interessantes. Na Pública de hoje, Álvaro Barbosa, coordenador do curso de Som e Imagem da Universidade Católica (Porto), fala de um projecto seu, "Public Sound Objects", patente na Casa da Música (Porto).

Já o El Pais Semanal coloca na capa uma fotografia de Andy Wharol, a propósito de uma exposição fotográfica daquele artista, em Madrid - as suas polaroids e fotomatons. Ele fez imensos auto-retratos, por vezes como drag queen, ou mostrando as suas mãos. Obcecado, era o que era, procurando ficar para a posteridade como herói. Provocador, por outro lado, em busca da imagem perfeita do artista.

Sem comentários: