quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

GUERRA CIVIL DE ESPANHA


A 25 e 26 de Setembro do ano transacto, realizava-se o congresso internacional Guerra civil de Espanha: cruzando fronteiras 70 anos depois, na Universidade Católica e no Instituto Cervantes [fiz aqui referências com, vídeos, em 25, 26 e 27 de Setembro de 2006].

Agora, são editadas as actas desse encontro que reuniu Paul Preston, notável historiador do conflito de 1936-1939, e Nicolás Sánchez- Albornoz, filho do último embaixador da República Espanhola. E ainda Jorge Fazenda Lourenço, Ana Paula Rias, Paloma Esteban Leal, José María Ridao, Carlos García Santa Cecilia, Inês Espada Vieira, Eugénia Vasques, Antonio Fernández Insuela, Ana Vicente, Nelson Ribeiro e José Miguel Sardica.

O encontro revisitaria e analisaria um dos momentos mais importantes da história contemporânea do país vizinho. Além da história e da política, as artes visuais, literatura, cinema, teatro e media (imprensa e rádio) foram trabalhados, atendendo à proximidade geográfica e envolvimento político do regime português de então, o Estado Novo. No seu texto, escreve José Miguel Sardica que o desfecho da sangrenta luta em Espanha interessava directamente a Portugal, porque a sobrevivência de um regime num dos países garante igual situação no outro. A vitória de Franco sobre as forças republicanas estabilizou o poder de Salazar. Mais tarde, a queda do Estado Novo e a lenta implantação do regime democrático no nosso país, foi seguida a par e passo em Espanha, com a morte de Franco e igual transição para a democracia.

As capas representam a edição das actas, saídas agora, e o livro dos correspondentes de jornais no conflito armado de Espanha, nomeadamente os portugueses, editado por altura do congresso e da exposição a ele associada. A semelhança gráfica das duas capas espelha esse lado do conflito: a guerra vista pelos jornalistas e por fotógrafos - quiçá os olhares menos comprometidos e mais livres no terreno, embora as ideologias tenham também pesado nos relatos feitos. O livro Guerra civil de Espanha: cruzando fronteiras 70 anos depois é uma produção do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura e edição da Universidade Católica Editora.

Sem comentários: