segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

NOVO RELATÓRIO SOBRE INDÚSTRIAS CRIATIVAS


De Peter Higgs, Stuart Cunningham e Hasan Bakhshi, foi agora editado o relatório Beyond the creative industries: Mapping the creative economy in the United Kingdom.

As indústrias criativas têm vindo a ser definidas como as originadas na criatividade, competência e talento individual, com potencial para a criação de riqueza e de emprego através da geração e exploração da propriedade intelectual, em treze sectores diferentes. No Reino Unido, as indústrias criativas são um dos principais contribuintes para a economia do país.

Higgs, Cunningham e Bakhshi, a partir dos dados do censo de 2001, identificam 26 grupos ligados às actividades criativas, incluindo planificadores urbanos e designers gráficos, gestores de publicidade e designers de mobiliário, actores e bibliotecários, jornalistas e profissionais de software, arquitectos e arquivistas. Estes grupos ocupacionais, a que os censos de 1981 e 1991 não haviam dado importância, tem evoluído ao longo dos anos. É que aqueles tipos de profissionais nem sempre estiveram ligados às indústrias criativas. O departamento estatal inglês ligado à cultura, media e desporto (DCMS) estima em 800 mil empregos ligados externamente às indústrias criativas no ano de 2006, o que eleva para 1,1 milhão de empregos nestas indústrias [ver quadro abaixo]. Conforme o relatório agora publicitado, a economia criativa vale 7% do emprego no Reino Unido.

O modelo de Higgs, Cunningham e Bakhshi possui cinco vantagens sobre outros modelos, a saber: 1) foca-se nas indústrias criativas centrais onde há valor acrescentado e exclui actividades em cadeias de valor não centrais ao processo criativo, como a distribuição ou o retalho, 2) mapeia com mais nitidez a extensão do trabalho criativo, 3) distingue entre indivíduos criativos e outros que trabalham nas indústrias criativas, uma ferramenta útil para o desenvolvimento de actividade, 4) usa o censo de modo mais exaustivo que inquéritos de amostra, e 5) determina os ganhos totais vindos do trabalho criativo, indicador útil do seu valor económico.

Sem comentários: