domingo, 24 de fevereiro de 2008

REFERÊNCIA AO LIVRO INDÚSTRIAS CULTURAIS


Sabe bem ler comentários sobre o nosso trabalho noutros blogues, como este mouselandmouseland_patrícia gouveia 06_07_08, publicado hoje. Escreve a autora:
  • Acabei de ler um livro curioso, Indústrias Culturais, Imagens, Valores e Consumos, de Rogério Santos, do departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Católica. O livro é editado pelas edições setenta e é o resultado de um apanhado de textos escritos no blog do autor que tem como título Indústrias Culturais e está on-line desde 2003. Neste documento são relatados e documentados alguns acontecimentos e estudos recentes, numa linguagem bastante simples e fácil de seguir, sobre imprensa, rádio, fotografia, televisão, internet, cinema, vídeo, videojogos, manga, música, livros e centros comerciais. O autor centra-se bastante nos casos portugueses nomeadamente nas análises que faz de alguns reality shows e telenovelas que passaram na televisão e em alguns programas de rádio. Focam-se ainda curiosidades nacionais retiradas de arquivos fotográficos e textos académicos. Acho que o mais interessante deste livro é o lado descritivo e etnográfico que reúne, em quase quatrocentas páginas, opiniões críticas do autor em viagens, filmes que viu, espectáculos que assistiu, recolha de bibliografia e documentação variadíssima. Torna-se uma leitura obrigatória para quem quer compreender conceitos como “indústrias culturais”, “indústrias criativas”, “cadeia de valor”, entre outros.


Muito obrigado!

3 comentários:

Anónimo disse...

e que tal levar os seus alunos numa visita de estudo...?

http://www.newseum.org/

Anónimo disse...

Parabéns também pelo modo simpatico de agradecer.
A naturalidade assusta-nos, mas ainda ha quem ouse pegar-lhe...
MC

Anónimo disse...

é, ainda ha quem ouse agradecer, assim, carinhoso: " obrigado do coração...", na altura do lançamento. Um estilo de ser.