quarta-feira, 19 de março de 2008

427 HORAS DE PUBLICIDADE NA TELEVISÃO


No pretérito mês de Fevereiro, segundo dados da MediaMonitor, os quatro canais televisivos de sinal aberto passaram 427 horas de publicidade comercial nos seus ecrãs (não inclui a auto-promoção). São mais 0,7% do que no mês homólogo de 2007 e representa uma média diária de 3 horas e 40 minutos por canal.

Segundo a análise da Marktest, a duração média dos spots publicitários no mês passado foi de 27 segundos, variando entre 17 segundos na RTP2 (anúncios institucionais e não comerciais) e os 38 segundos no outro canal público, a RTP1. A duração média das peças publicitárias na SIC foi de 26 segundos e na TVI de 23 segundos.

Há outros dados interessantes não revelados agora e que seriam úteis para uma melhor percepção do programa publicidade. Caso do total de horas por dia que cada canal realmente ocupou com a publicidade, pois, apesar de maior duração média dos anúncios na RTP1, os dois canais comerciais têm períodos mais longos de publicidade.