quarta-feira, 2 de abril de 2008

MAK - MUSEUM FÜR ANGEWANDTE KUNST


O MAK - Museum für Angewandte Kunst, em Viena é uma espécie de mostra das artes decorativas austríacas. Fundado em 1864, o museu desperta duas perspectivas distintas. Por um lado, o edifício é muito bonito, em especial no interior, e tem colecções de grande valor em mobiliário, têxtil, vidro, arte islâmica, joalharia. Há uma colecção de cadeiras verdadeiramente notável (e que uma imagem mais abaixo retirada do sítio do Museu mostra parcelarmente). Por outro lado, o piso inferior tem espaços de verdadeiro armazém, guardando peças infindas sem identificação e que deveriam estar fechadas ao público.


No presente momento tem em exibição temporária uma exposição sobre gravuras e impressões ornamentais que resultam de uma acção concertada entre três museus: Biblioteca de Arte do Museu Nacional de Berlim, UPM - Museu de Artes Decorativas de Praga e MAK - Museum für Angewandte Kunst, de Viena [imagem anterior em cima retirada do sítio do MAK - Museum für Angewandte Kunst].

O catálogo indica que o estudo do ornamento é uma disciplina de nicho dentro da história da arte, mas, a partir da exposição, fica-se com uma ideia da importância da matéria. O zénite do ornamento ocorreu no final do século XIX quando se tornou uma fonte de inspiração do design. Ponto de partida para profissionais, o ornamento fornece uma compreensão nítida da história da arte de diferentes períodos, talvez por ser uma arte marginal ou não tão bem prezada que outras.