terça-feira, 29 de abril de 2008

OS CD JÁ MORRERAM?


Já referi aqui anteriormente o blogue de Andrew Dubber (New Music Strategies). Volto a fazê-lo hoje a propósito do post Os CD já morreram?

A dúvida dele é se estão mesmo mortos ou estão a lutar pela sobrevivência. É certo que as vendas de CD comerciais de música popular (urbana) nas lojas das principais avenidas das cidades estão em declínio acentuado. Mas há diferentes tipos de CD – uma hierarquia.

No topo, Dubber coloca as edições para coleccionadores, com caixas bem empacotadas e informação muito precisa arrumada em livrinhos (booklets, no original). Estas edições podem ser para o próprio comprador ou para oferecer à namorada(o) ou a um(a) amigo(a). Estas colecções estão a seguir a rota dos connoisseurs (no original da mensagem) dos discos de vinil. Os retalhistas sabem disto! E Andrew Dubber chama a atenção para uma
compilação excelente da música funk dos anos 1970, de Benim e do Togo.

É verdade que o mp3 quer pôr em causa os antecessores (vinil e CD), mas a existência de um grande catálogo desses antecessores pode revelar-se um trunfo inestimável. Talvez nos próximos 25 anos ainda se esteja a discutir sobre o desaparecimento ou não desses velhos materiais.

Dubber, num optimismo que lhe fica bem, acrescenta que o CD não está apenas a sobreviver mas experimenta o que parece ser um crescimento exponencial. Primeiro, porque se pode comprar CD sem informação ainda inscrita. Depois, porque se tornou fácil gravar um CD – e qualquer artista pode gravar sem passar por um estúdio sofisticado. E, em terceiro lugar, sítios como a
Amazon ou o mercado em segunda mão do
eBay mostram como funciona o mercado de CD.

Sem comentários: