quinta-feira, 22 de maio de 2008

DOC'S KINGDOM EM SERPA


O Doc’s Kingdom (Seminário Internacional sobre Cinema Documental), em Serpa, de 17 a 22 de Junho, tem
inscrições abertas.

Dizendo melhor, o Doc’s Kingdom é "um encontro de reflexão sobre cinema documental contemporâneo que se realiza desde o ano 2000 em Serpa. Visa uma melhor compreensão dos caminhos do cinema, através da projecção de filmes produzidos nos últimos anos, proporcionando debates colectivos a partir de obras concretas, de acordo com uma temática orientadora".

O seminário vai contar com a presença, entre outros, de Joris Ivens, Vittorio de Seta, João Mário Grilo, Jean-Claude Rousseau, James Benning, Inês Sapeta Dias, João Nisa, Sylvie Lindeperg e Nicolas Philibert.

Este ano, o ponto de partida do programa de filmes e debates é a paisagem:

  • A paisagem como um dos parâmetros possíveis de análise de todo o movimento do cinema moderno e de muitas experiências-limite do cinema actual. A paisagem como lugar geométrico de diferentes artes contemporâneas – e, nesse sentido, como chamada de atenção para o papel de vanguarda, ou de deslocador de fronteiras, que é, ainda e sempre, o de algum documentário. A paisagem como terreno privilegiado de interrogação e depuração da imagem em movimento – e nessa medida, uma vez mais, algo que aqui lembramos enquanto resistência ao cinema da banalização, da redundância e da saturação de efeitos.

Sem comentários: