quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

ESTRATÉGIAS PARA A CULTURA EM LISBOA - DE NOVO

Como escrevi aqui em mais do que uma ocasião, em especial nesta, está em discussão um projecto de estratégias para a cultura em Lisboa. Projecta-se, para a próxima semana, um conjunto de reuniões de forma a desenvolver o projecto.

Na reunião incial de 22 de Novembro, estive presente no tema 3 (distribuir - acessibilidades, públicos, mercados, difusão), de que fiz uma resenha logo depois e pode ser consultada no link acima identificado. Hoje, e após recepção de relatório muito circunstanciado do que ocorreu nesse dia, refiro alguns elementos da discussão em torno desse tema:

  • Apesar da vasta oferta cultural na cidade, há algumas na sua divulgação e promoção para públicos diversificados (públicos finais, generalistas, procuras profissionais, turistas e visitantes, ocasionais ou recorrentes). Por outro lado, verifica-se a necessidade de circuitos de divulgação e publicidade dos eventos culturais (espaços para cartazes, visibilidade nos mupis/outdoors, lógicas usando os media clássicos e os novos). O grupo de discussão concluiu que existem equipamentos culturais e património subutilizados ou desocupados, a mobilizar para a realização de eventos articulados e/ou programação/ocupação regular.

    Outras ideias foram ventiladas como a importância de perceber as condições de sustentabilidade de “casos de sucesso” culturais na cidade (Braço de Prata, Lx Factory, ZDB, Filho Único), a capacidade de fixação e atracção de artistas. Como ponto de referência, apresentou-se a actual capacidade atractiva de Berlim, muito ligada ao baixo custo imobiliário. Isto sem descurar as limitações do mercado local ou português com possibilidades concretas de explorar a internacionalização. Uma questão negligenciada com frequência é a dos aspectos contextuais (segurança, mobilidade, estacionamento, policiamento).

    Das sugestões surgidas retomo duas delas: 1) oferta camarária de circuitos de divulgação de cartazes, 2) utilização da internet como espaço de mediação (blogues, novas formas). Quanto a projectos concretos sugeridos, elenco dois: 1) casa do cinema/espaço para exibição alternativa, 2) canal de televisão (participação da Câmara Municipal, operadores turísticos, hotéis, transportes), com produção de conteúdos de divulgação da actividade cultural.

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