quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O CINEMA DE LEONARDO DICAPRIO

No passado dia 11, o Sunday Times, pela escrita de Dotson Rader, trouxe duas páginas dedicadas a Leonardo DiCaprio e ao seu filme a estrear Revolutionary Road, onde contracena com Kate Winslet.

O artigo não se centra tanto no filme mas mais na vida do actor de 34 anos (nascido em 1974) e nos seus mais de 20 milhões de dólares que ganha em média por filme. Apesar do nome indicar ascendência italiana, Leonardo DiCaprio tem, da parte da mãe, uma linha alemã: a avó Helene Idenbirken morreu recentemente em Oer-Erkenschick, na Alemanha, com 93 anos. Para ele, a avó, a quem chamava carinhosamente Oma, era um farol da verdade, protegia-o. A avó Oma trazia um passado de sobrevivência e sacrifício ocorrido na Segunda Guerra Mundial.

A sensação de liberdade no pós-guerra passaria para a mãe de DiCaprio, Irmelim, nascida "num abrigo de bombas" e imigrante legal a trabalhar como secretária. Já nos Estados Unidos, como estudantes do Colégio de New York, Irmelim (hoje com 63 anos) e George DiCaprio (hoje com 65 anos) conheceram-se, casaram e mudaram-se para Los Angeles. Quando o jovem tinha sete anos, os pais separaram-se, casando-se George DiCaprio de novo: o padrinho de casamento era Timothy Leary, o último guru do psicadelismo e das drogas. O seu pai, reconhece DiCaprio, envolvido nas manifestações contra a guerra do Vietname e na contracultura da década de 1960, tinha uma costela hippie com barba e uma longa cabeleira, como se consegue ver abaixo na fotografia do jornal.

A cultura em que cresceu o actor foi violenta e assustou-o deveras: um mundo de cocaína, heroína e prostituição. Talvez por isso ele tenha um olhar de revoltado, de lutador contra o mundo. Aliás, o actor recorda os tempos a seguir a Titanic, filme que fez com a mesma Kate Winslet de Revolutionary Road. E dois pequenos filmes lançados em 1995: The Basketeball Diaries e Total Eclipse, filmes em que interpreta personagens homossexuais. Total Eclipse é um filme que trata dos amores de dois poetas franceses do século XIX: Arthur Rimbaud e Paul Verlaine.

Pela temática, este percurso poderia ser o fim da carreira de Leonardo DiCaprio, mas Martin Scorsese foi um realizador importante para ele. DiCaprio, que começara a sua carreira como modelo ainda em criança e apareceu em mais de 30 anúncios e filmes educacionais e deixou a escola aos 16 anos para entrar numa série de televisão, surge muito maduro em filmes como Gangs of New York, The Aviator e The Departed. Mas ele é muito mais conhecido pelo super-sucesso Titanic, filme que lhe deu fama com a qual ele teve dificuldade em lidar. Na altura, retirou-se do cinema e dedicou-se a causas relacionadas com a preservação do ambiente.

Conhecido do cinema, é também pelas suas paixões com mulheres muito bonitas, sendo a mais badalada a relação que manteve durante cinco anos com a modelo brasileira Gisele Bundchen.

Sem comentários: