terça-feira, 29 de setembro de 2009

LEPANTO SEGUNDO CY TWOMBLY

A batalha de Lepanto (golfo de Patras, Grécia) teve lugar a 7 de Outubro de 1571, entre uma armada da Santa Aliança, com barcos de Espanha (que incluiam os territórios de Nápoles, Sicília e Sardenha), república de Veneza, Papado (Pio V), república de Génova, ducado de Sabóia e cavaleiros da ordem Hospitalar, e as tropas otomanas, com estas a sofrerem uma pesada derrota. Nos combates, o poeta de D. Quixote, Cervantes, ficaria gravemente ferido na mão esquerda.

Na bienal de Veneza de 2001, Cy Twombly, americano nascido em 1928 e radicado em Itália, apresentou a sua visão da batalha em doze telas gigantes. As suas obras misturam desenho e pintura, numa escrita caligráfica cheia de cores e possibilidade de múltiplas interpretações. Por isso, os barcos parecem fantasmas, as cores lembram o fogo e a luta. Mas também se lêem elementos de repetição, como se as tropas estivessem unidas ou em separação. A história do homem - feita permanentemente de aproximações e afastamentos, de coisas magníficas e horrendas, de encantamento e desgosto, de filosofia e acção animal - aparece ali naqueles quadros. Apesar da presença do abstracto na obra, descortinamos os barcos, as silhuetas dos soldados, o frente a frente dos barcos.

O Museum Brandhorst (Munique) tem uma magnífica colecção de arte, mas bastaria ver a bela e enorme sala com os quadros de Twombly para ficar extasiado. Vale a pena visitar o museu.


[imagem do interior do museu retirada do blogue Still Alive]

2 comentários:

paulo disse...

Creio haver um erro, na realidade não há relatos de Cervantes ter perdido um olho em Lepanto. Há, isso sim, o dado de que sofreu uma grave lesãona mão esquerda(decepada?), o que lhe valeu a alcunha de o manco.
Valeria a pena rectificar?
Paulo Vilaça

Rogério Santos disse...

Tem razão. Já rectifiquei. Obrigado.