Dentro do projecto AAQUA (Análise e Avaliação da Qualidade no Audiovisual), promovido por centros de estudo ligados a três universidades, estarão em Lisboa dois investigadores de grande nomeada: François Jost e Christine Geraghty.
Jost, director do Centre d’Étude sur les Images et les Sons Médiatiques (CEISME), na Sorbonne Nouvelle (ceisme), com extensa obra publicada, nomeadamente sobre televisão (blogue: comprendrelatele), estará em Lisboa, na Universidade Católica, dia 27 de Outubro.
Christine Geraghty, presente na mesma universidade no dia 12 de Novembro, é professora de Estudos Fílmicos e Televisivos e também tem um extenso curriculum académico e vasta obra publicada, com textos que tratam concretamente da questão da qualidade (theatrefilmtelevisionstudies).
O objectivo do projecto AAQUA parte da ideia que "na crítica e comentário jornalísticos a avaliação de qualidade resulta quase sempre de critérios subjectivos, nomeadamente de gosto; na crítica académica essa avaliação recorre a metodologias, ora incipientes, ora baseadas em alguns critérios desgarrados (elementos estéticos; estudo de recepção; inserção em programação), e não raro sofrendo igualmente da intervenção do gosto".
Sem comentários:
Enviar um comentário