segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A RÁDIO EM DISCUSSÃO NOS AÇORES


No passado sábado, em Santa Maria, Açores, a Fundação Luso-Americana e a rádio Clube Asas do Atlântico promoveram um colóquio intitulado Os Dias da Rádio - de Franklin D. Roosevelt à Internet [notícia no jornal Diário Insular, 30 de Outubro de 2009; ver fotografias do evento em Foto Pepe].

Do texto de João Braga, director do jornal O Baluarte de Santa Maria, retiro algumas ideias da história do Clube Asas do Atlântico, nascido a 5 de Outubro de 1946, então com a designação de Clube do Ganso. Já no ano seguinte, o Clube Asas do Atlântico constituia-se em associação recreativa, desportiva e cultural, enquanto instalava um emissor de fraca potência (CSB81). A estação servia a zona do aeroporto e a vila, pois no resto da ilha ainda não havia electricidade. Apenas em 1950, alcançou a ilha próxima de S. Miguel, quando o emissor aumentou para a potência de 80 W. Então, seria lançado o programa Liga dos Amigos, que juntou 1500 associados (numa altura em que a ilha atingia 13 mil habitantes). As quotas deste grupo e a publicidade na rádio dotaram o Clube com conforto económico, chegando a possuir 30 empregados, entre os que trabalhavam na rádio e os dedicados a outras actividades, como a desportiva (futebol, voleibol, hóquei em patins, basquetebol, natação, caça submarina, gincanas de automóveis, rali) e a recreativa (cartas, dominó, bilhar, pingue-pongue, arraiais, verbenas). Uma escola primária, com professora contratada, uma biblioteca com cinco mil livros, exposições de pintura e de fotografia, recitais e representações teatrais fizeram igualmente parte do portfólio de actividades do Clube Asas do Atlântico. Em 1981, o Clube adquiriu um emissor de 10 KW e, em 1987, o emissor de FM estéreo.

[Mais abaixo, nos vídeos, vêem-se excertos das comunicações de João Coelho e Adelino Gomes no colóquio. João Coelho exerceu sempre a sua actividade na RDP (então Emissora Nacional, Emissor regional dos Açores), chegando a director de programas da rádio pública. Adelino Gomes trabalhou na Rádio Renascença, RTP, RDP e Público, entre outros media, e é presentemente provedor do ouvinte da rádio pública].


1 comentário:

Delfina Jesus disse...

Bons olhos o releiam, professor. Já estava com receio de que tivesse sido mesmo o "the end" do seu blogue.
Muito, muito obrigada por ter regressado.