terça-feira, 13 de julho de 2010

CUORE

A revista é implacável, não poupando as vedetas e estrelas de cinema, música, moda e desporto. A capa demonstra essa atitude: compara a imagem das estrelas femininas antes e depois do Photoshop, o programa que apaga rugas e veias (Madonna, 51 anos) e coloca cintura mais fina e retoca joelhos (Demi Moore, 47 anos), retira rugas (Nicole Kidman, 43 anos). Mas também Kate Moss (36 anos), Heidi Klum (37 anos) e outras.

Textos-comentários: "sofisticada - para mostrar uma silhueta de meter inveja, nada melhor do que usar o «liquify» nos braços e pernas e subir os ombros e o peito. Com isso e um vestido bonito, qualquer uma pode ser perfeita" (Katie Holmes, 31 anos), "chegamos à conclusão de que o antes e o depois podiam ser fotos de uma mãe e uma filha muito parecidas" (Kate Moss), "A tatuagem desapareceu depois de seleccionar a pele limpa de Megan e de a colar sobre a zona do tattoo" (Megan Fox, 24 anos), "Uma boa postura pode fazer uma boa foto. Acrescentar sombras para definir linhas é só um extra" (Heidi Klum), "Evidentemente, a actriz não tem um tom de pele dourado. Isto consegue-se ao saturar os tons amarelos. No cabelo, «máscara de nitidez»" (Charlize Theron, 34 anos).

Podia continuar a escrever o que se lê na revista. Mas chega o título - Especial Retoques. O Photoshop engana... e muito - e o texto de apresentação: "Quando as celebridades saem nas capas das revistas ou nos cartazes de cinema, parecem divinas. Aqui está o verdadeiro segredo da beleza delas". Na capa já se antecipa o gozo: "Não percas as celebs que usam Photoshop (R) para melhorar o próprio aspecto. Assim, qualquer uma é gira".

Quanto às actrizes de Sexo e a Cidade, a revista atinge o sarcasmo: sobre Cynthia Nixon (44 anos), lê-se "À Miranda limparam-lhe o duplo queixo e, ao fazer isso, deixaram-lhe um pescoço enorme e nada real. A verdade é que parece uma girafa"; de Sarah J. Parker (45 anos) "A actriz está muito magra e assim vêem-se-lhe muito os ossos... No cartaz do filme, tanto a cara como o rosto são perfeitos. E até tem curvas! Que mentira"; de Kim Catrall (53 anos) "Para se ver livre das rugas nos olhos, primeiro tem que jogar com os «níveis» e depois desfocar a superfície. Assim até ficam com menos rugas do que indo à faca"; e de Kristin Davis (45 anos) "Repararam que no cartaz a Charlotte tem sombras debaixo do decote? O efeito óptico é espectacular, porque aumenta dois tamanhos de soutien com um só clique".

A revista Cuore foi fundada por Antonio Asensio Pizarro (1947-2001), criador do grupo Zeta. O filho Antonio Asensio Mosbah é o actual presidente do grupo. A revista tem redacção central em Madrid; o director em Portugal é Álvaro García.

Sem comentários: