quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ANABELA SOUSA LOPES

Anabela Sousa Lopes defendeu hoje na Universidade da Beira Interior (Covilhã) a sua tese de doutoramento intitulada Tecnologias da Comunicação: Novas Domesticações, com a classificação de Excelente (18 valores).

Do abstract da sua obra, retiro os seguintes elementos: "Domesticação é um conceito inicialmente usado por Roger Silverstone, por volta de 1990, sugerindo o processo de tornar domésticas as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), tendo em conta que são adquiridas no domínio público e seguidamente tornadas parte da casa. Estas tecnologias moldam e são moldadas pelos consumidores. Estudos mais recentes tiveram que considerar o seu consumo em casa mas também fora do espaço doméstico. Portanto, mobilidade é um conceito crucial que enquadra a mudança de casa (entendida como household) para lar, em algumas pesquisas".



O júri das provas foi constituído por Rogério Santos, João Canavilhas, Paulo Serra (presidente), Tito Cardoso e Cunha, Graça Simões e Óscar Mealha (pela ordem na fotografia, da esquerda para a direita, com a nova doutora ao centro). Anabela Sousa Lopes é Professora Adjunta da Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa).

Sem comentários: