segunda-feira, 9 de maio de 2011

COMUNICAÇÃO VIRAL

Vídeo sobre Portugal para os finlandeses com mais de 500 mil visualizações em dois dias é o título de uma notícia da revista Briefing, a propósito do apoio ou não apoio da Finlândia no empréstimo financeiro que tem sido discutido nos últimos dias. O vídeo português sobre a Finlândia está aqui e a resposta finlandesa aqui. Nesta resposta, parece que o coração, o amor e a mente dos finlandeses estão connosco.

Este é um tema que eu devo reflectir neste espaço, o da capacidade de invenção e sagacidade individual aplicando o vídeo, a publicidade, o passa a palavra electrónica e os media mais clássicos, qual marketing viral aplicado à comunicação, e com uma velocidade de construção e resposta vertiginosa. Uma conferência desastrada de Paulo Futre no apoio a uma lista candidata à direcção do Sporting tornou-se motivo para uma inteligente campanha publicitária a uma marca de licores, mesmo que não muito atraente. Um humorista e imitador espanhol pegou no modo de falar de José Mourinho, treinador do Real Madrid, e usou-o para criticar um tipo de caramelos de ananás, que percorreu com sucesso as redes sociais e parece ter já resposta de Guardiola, o treinador do Barcelona.

Sem comentários: