quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cinema/História - ciclo de debates

Fevereiro a maio de 2012, no Instituto de História Contemporânea, edifício I&D (Av. de Berna, 26, Lisboa), 18:00-20:00, com coordenação de Tiago Baptista e José Neves.

Nos últimos dez anos, vários filmes utilizaram imagens de arquivo para abordar períodos decisivos da história contemporânea portuguesa: o Estado Novo, a guerra colonial, o PREC. No entanto, estes filmes não são meras ilustrações daqueles períodos históricos. O trabalho sobre as imagens de arquivo questionou o próprio papel do cinema enquanto mediador da história e da memória. Fortemente auto-reflexivos, estes filmes constituem-se assim como um discurso não apenas paralelo, mas também concorrente do discurso historiográfico. Partindo da discussão de documentários recentes, este ciclo juntará realizadores e historiadores para um reflexão conjunta sobre a importância e as responsabilidades do cinema e da história na mediação do passado.

29 fevereiro - Susana de Sousa Dias e Nuno Domingos debatem Natureza Morta (2005)
21 março - João Canijo e Pedro Oliveira debatem Fantasia Lusitana (2010)
26 abril - José Filipe Costa e José Neves debatem Linha Vermelha (2011)
23 maio - Margarida Cardoso e Carlos Maurício debatem Kuxa Kanema (2002)

Antes de cada debate será projectado um excerto do filme. Entrada livre. Organização: IHC (Grupo de Trabalho "Poder, Ideias e Cultura")

Sem comentários: