sábado, 1 de março de 2014

4 Ad Hoc

Eugène Labiche(1815-1888) , comentador irónico da ascensão da burguesia, escreveu muitas peças de um só acto. A Cornucópia reuniu várias das suas comédias a que deu o nome de 4 Ad Hoc, em representação em Novembro e Dezembro de 2013. Fora da linha mais séria da companhia, a divertida representação levou o espectador a reflectir e a escrever já com algum tempo de atraso.

O teatro na época de Labiche era colaborativo, pelo que as peças atribuídas ao autor foram, na realidade, escritas por diversas mãos. Na altura, Paris dava o tom do espectáculo e os costureiros marcavam a moda.

Na representação apresentada, as peças escolhidas seriam A Escolha de um Genro, Dois Refinados Malandros, A Viagem, A Dama com as Pernas Cor de Mar. No caso da primeira, o futuro sogro procura conhecer o futuro genro, oferecendo-se para trabalhar com este, mas sem este o reconhecer. O crescendo de equívocos resulta bem. Já no caso da Viagem, os recém-casados chegam a um hotel que não oferece as mínimas condições, a começar pelo criado mal educado e preconceituoso. De novo, os equívocos sucedem-se. Dinarte Branco, Dinis Gomes, José Manuel Mendes, Luís Lima Barreto, Luís Miguel Cintra (que também encenou), Manuel Romano, Ricardo Aibéo e Sofia Marques interpretaram e Nuno Lopes tocou ao piano.

Sem comentários: