quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Museu de telefones de José Valle

José Valle nasceu em 1939 e é engenheiro de máquinas e eletrotecnia. Entrou nos TLP em 1967 e pré-reformou-se na PT em 1997. De entre as funções profissionais que desempenhou, foi director da rede exterior da área de Lisboa (Conservação), director-geral da Tele-Larm e administrador delegado da CST – Companhia Santomense de Telecomunicações, de São Tomé e Príncipe.


Desde cedo, a sua paixão pelo colecionismo de telefones e aparelhos ligados à atividade levaram-no a procurar um local onde expusesse e desse uma sequência histórica à coleção. Em abril de 2015, abriu um espaço na Verdizela (Seixal). O sítio da internet é Museu dos Telefones de José Valle e o email é jose.valle@sapo.pt. A coleção de telefones de José Valle pode ser visitada mediante marcação prévia de dia e hora para a sua realização. Se a visita for em grupo, este não deverá ter mais de oito elementos por questões logísticas.​

Coloquei um conjunto de vídeos que seguem a visita feita. No último vídeo, mais longo, o engº Valle explica de modo pedagógico a evolução dos telefones e das centrais telefónicas. Por favor, comentem esta mensagem e partilhem os vídeos. O trabalho individual deste antigo profissional das telecomunicações deve ser muito acarinhado e divulgado. Além do valor patrimonial, existe um enorme valor simbólico de uma atividade (uma indústria).

 

Sem comentários: