sexta-feira, 19 de março de 2004

SPIELBERG E CRUISE PREPARAM "A GUERRA DOS MUNDOS"

Veio ontem no Independent a notícia que Steven Spielberg e Tom Cruise planeiam fazer uma versão cinematográfica de "A guerra dos mundos", acerca da invasão da Terra por marcianos. Trata-se da adaptação do clássico de ficção científica de H. G. Wells. A novela foi escrita em 1898, mas conheceu impacto quando Orson Welles e o seu grupo de teatro (Mercury) o adaptaram à rádio. Apesar de ser anunciado previamente como ficção, os ouvintes vieram para a rua amedrontados com o que tinham escutado na rádio. A representação fora feita de um grande realismo, pelo que se julgou tratar mesmo de uma invasão.

Tom Cruise ganhou o estatuto de herói super-activo em Top Gun e Minority Report, pelo que se espera que dê um contributo muito realista à invasão alienígena da Terra, lembra o jornalista Cahal Milmo. A revista Variety anuncia que o filme poderá começar a ser dirigido em 2005.

Refira-se que uma versão em technicolor ganhou um óscar em 1953 pelos efeitos especiais, de onde se tirou este fotograma (http://www.war-ofthe-worlds.co.uk/). Que efeitos especiais terá agora esta versão? Aguardemos.

OS FILMES NOS BLOGS

Nos últimos dias, dois dos meus blogs de referência aludiram a filmes.

Dia de Cólera, de Carl Dreyer (15 de Março) e Paris, Texas, de Wim Wenders (17 de Março), no blog Janela Indiscreta; Morte em Veneza, de Luchino Visconti (18 de Março), no blog Nocturno com Gatos.

Parabéns pela selecção.

Sem comentários: