segunda-feira, 12 de julho de 2004

SONIA DELAUNAY (1885-1979)

Afinal, a exposição a que eu me referia ontem foi mais recente do que imaginava. Depois de procurar os meus catálogos, descobri o dessa exposição, que decorreu no Museu Soares dos Reis (Porto), entre 13 de Dezembro de 2001 e 24 de Fevereiro de 2002, com o título Sonia Delaunay - Tecidos simultâneos.

Sonia Delaunay.JPGDo texto assinado pela comissária da exposição, Petra Timmer, retiro o seguinte extracto: "No Verão de 1915, um jovem casal de Paris, Sonia e Robert Delaunay, chegou a Portugal. Estabeleceram-se na povoação costeira de Vila do Conde, uma aldeia de pescadores a cerca de vinte quilómetros do Porto. Os Delaunay faziam parte do movimento de vanguarda francês e, em Portugal, entraram em contacto com artistas portugueses que estavam muito interessados nas ideias modernistas internacionais.

"No total, os Delaunay ficaram em Portugal um ano e meio, enquanto a Primeira Guerra arrasava a Europa. Os anos restantes passaram-nos em Espanha. No entanto, o tempo que passou em Portugal foi o período mais feliz da sua vida, como Sonia, mais velha, recorda nas suas memórias. Portugal inspirou-a - a luz atlântica, as cores intensas, e a simples e encantadora vida rural. Toda a sua vida associou Portugal ao sol, à luz e à liberdade".

A fixação do casal Delaunay devera-se ao pintor Eduardo Viana, e também às indicações de Amadeu de Souza-Cardoso. E, como o mesmo catálogo refere, em artigo de Raquel Henriques da Silva, Sonia adaptou a estética do simultaneismo - elaborada pelo marido Robert por volta de 1910 - a objectos têxteis: bordados, capas de livros, almofadas, vestidos e outros adereços. Nascida e educada na Rússia, aprendera a não considerar incompatíveis as práticas femininas com a pintura. Após o regresso definitivo a Paris, em 1922, ela apresentaria os célebres "robes poèmes" e lança-se na produção de tecidos para uma empresa têxtil de Lyon, enquanto uma boutique parisiense, Simultanée, se torna a imagem de marca do estilo de Sonia.

2 comentários:

Anónimo disse...

olá Rogério, sou brasileira e estudante de moda. Tive conhecimento de Sonia Delaunay,tenho interesse em saber mais sobre ela e seu trabalho. Você pode me indicar livros acerca do trabalho de Sonia? O seu blog é bem legal, vou vezes visitá-lo mais vezes um abraço.
Anna Mõnica

fernando_vilarinho disse...

A senhora Petra Timmer deveria informar-se melhor:
"[...]Estabeleceram-se na povoação costeira de Vila do Conde, uma aldeia de pescadores a cerca de vinte quilómetros do Porto.[...]"

Vila do Conde era vila desde o séc. XVI e sempre foi muito mais que terra de pescadores.
Grandes erros!!