terça-feira, 21 de setembro de 2004

SENADO NORTE-AMERICANO PREPARA LEGISLAÇÃO DA TELEVISÃO DIGITAL

A próxima mudança tecnológica na televisão (da analógica para a digital) preocupa o Senado dos Estados Unidos. Nesse sentido, o presidente da Comissão de Comércio do Senado, John McCain, procura disponibilizar mil milhões de dólares de ajuda aos consumidores que não possam adquirir os novos receptores de sinal digital, transição que decorrerá até 2009.

O governo tem interesse em ter nas suas mãos as frequências analógicas, pois pode leiloá-las a serviços comerciais, traduzindo-se tal em muitos milhões de dólares. Segundo McCain, o dinheiro para apoiar os consumidores virá do bolo conseguido com esse leilão. Além disso, o espaço radioeléctrico libertado beneficiará instituições de segurança pública que pretendem mais espaço de frequências para comunicarem em caso de actos terroristas ou crises nacionais.

O switch-off começará em 2007 ou quando 85% da população americana estiver apta a receber os novos sinais digitais. Esta segunda especificação poderá atrasar a mudança tecnológica. Se, por um lado, a maior parte das estações de televisão já emite a programação em sinal digital simultaneamente com o analógico, poucos lares americanos possuem receptores digitais, bastante mais caros que os analógicos.

Informação recolhida no blogue Media Network Weblog.

Sem comentários: