domingo, 24 de outubro de 2004

Uma sociedade mcdonaldizada (baseada na alimentação McDonald's) - I

Sobre o filme Supersize me (Trinta dias de fast-food)

mcdonalds1.JPGMorgan Spurlock é realizador e actor principal de Supersize me e conta-nos a sua saga de cliente habitual da comida McDonald's durante trinta dias. Acompanhado por três médicos, que analisaram a sua saúde ao longo daquele período, a conclusão da fita é que comer fast-food faz mal ao organismo. Durante a ingestão dos Big Mac e outras comidas da cadeia de restaurantes dos "arcos dourados", o autor/actor engordou cerca de 12 quilos e aumentou em muito os seus níveis de colesterol.

mcdonalds2.JPGO filme é para maior de seis anos, está classificado como documentário e comédia e duração de 100 minutos e foi o vencedor, na modalidade de realizador, do Sundance Film Festival 2004. Recentemente exibido no IndieLisboa, o filme procura explicar as causas do aumento de peso da maioria dos americanos, atribuindo-as à sedentarização e à comida fast-food, área liderada de longe pela McDonald's, nos Estados Unidos como em todo o mundo.

Da história da McDonald's

Atribui-se a Ray Kroc, o criador do império McDonald's, como tendo desenvolvido os seus princípios racionais (Ritzer, 2004). Contudo, as características da McDonald's foram criadas pelos irmãos Mac e Dic Donalds, que abriram o primeiro restaurante em Pasadena, Califórnia, em 1937. Eles basearam o restaurante nos princípios da grande velocidade, com volumes elevados e baixos preços. Para evitar o caos em situação de grande procura de clientes, ofereciam um menu muito reduzido. Em vez de serviço personalizado e técnicas tradicionais de cozinha, os irmãos McDonald's usaram os processos de linha de montagem para fazer comida. Em vez de cozinheiros experimentados, os irmãos permitiam-lhes apenas preparar a comida em tarefas simples e repetitivas que se aprendem rapidamente. Desenvolveram regulamentos que dizem o que os trabalhadores devem fazer e o que devem dizer.

Kroc não inventou os princípios da McDonald's nem a ideia do franchise, mas desenvolveu ambas. Quando ele visitou a McDonald's em 1954, tinha um simples restaurante de hambúrgueres junto à estrada, em San Bernardino, Califórnia. Ao tornar-se agente franchisado da McDonald's, Kroc seguiu os produtos e técnicas específicas dos dois irmãos, combinou-os com os princípios de outros franchises (serviço de alimentação e outros), burocracias, gestão científica e linha de montagem. Desde logo, a McDonald's impôs um menu limitado, reduzido a dez itens.

mcdonalds.JPG

[restaurante da avenida de Roma, em Lisboa]

De parceiro do negócio, acabaria por comprar toda a cadeia de lojas, em 1961, por 2,7 milhões de dólares. Ainda em 1961, Kroc abre o primeiro centro de formação (a Universidade de Hambúrgueres, que oferece um “grau” em hamburguerologia).

Leitura: George Ritzer (2004). The McDonaldization of society. Thousand Oaks, CA, Londres e Nova Deli:Pine Forge. 309 páginas. Preço praticado pela Amazon.co.uk: €29,41.

[continua]

Sem comentários: