sábado, 11 de dezembro de 2004

COMUNIDADES IMAGINADAS - II

[continuação da mensagem de 7 de Dezembro]

Audiências ou públicos imaginados

Quando vou ao cinema, compro um bilhete para ver uma exposição no CCB ou adquiro uma revista especializada, que relação estabeleço com outros consumidores ou públicos das indústrias culturais?

Do mesmo modo que Barbie Zelizer fala em comunidades interpretativas quando se aplica ao estudo dos jornalistas - em que estes se unem "pelo seu discurso partilhado e pelas interpretações colectivas de acontecimentos públicos relevantes" (2000: 33) - também temos de pensar em públicos ou comunidades de consumidores (ou de fãs, ou adeptos) que partilham gostos e perspectivas.

Lacey (2002: 182) distingue as audiências através das classes socioprofissionais: 1) A – profissionais (advogados, médicos), cientistas, gestores de grandes organizações, 2) B – proprietários de lojas, agricultores, professores, empregados de colarinho branco, 3) C1 – trabalhadores manuais especializados – nível elevado, como construtores (empreiteiros), carpinteiros, enfermeiras, 4) C2 – trabalhadores manuais de nível mais baixo, como electricistas e canalizadores, 5) D – trabalhadores semi-especializados, como condutores de autocarros, 6) E – trabalhadores sem especialização, como porteiros e empregados de mesa.

O mesmo autor define ainda as audiências em termos de valores, atitudes e estilos de vida (AVEV). São as variáveis psicográficas, divididas em realizadores, cumpridores, empreendedores, experimentadores, confiantes, esforçados, criadores e lutadores.

Leituras: Anderson, Benedict (1983/1999). Imagined communities. Reflections on the origin and spread of nationalism. Londres e Nova Iorque: Verso
Lacey, Nick (2002). Media institutions and audiences. Key concepts in media studies. Nova Iorque: Palgrave
Zelizer, Barbie (2000). "Os jornalistas enquanto comunidade interpretativa". Revista de Comunicação e Linguagens, 27: 33-61

4 comentários:

DigitalCamera disse...

Hey there, you've got a great blog here! I'm thinking of bookmarking your site!

I have a Perfumes site. It pretty much covers Perfumes

related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

Admin disse...

Great blog, keep up the good work. Glad to see sites like this.

Here is another good site I said I would pass along.
Disney World
Thanks

cc Infopage disse...

.

Games & PC Games News - Oct. 16, 2005


Is the PC game market? (Dallas Morning News)
The last few years have not been all fun and games for computer game fans, but that might be changing. As attention has shifted to sophisticated video game consoles such as the Xbox and PlayStation 2, PC gamers have watched their preferred platform wither.

Xbox 360's New Media Play Finding Fans (eWeek)
Consumers were impressed by the expanded multimedia features of Microsoft's upcoming Xbox 360 at the Digital Life conference, while gamers were excited to begin using the devices to access other types of services.

NewTek Releases Fifth Free Feature Update for LightWave 3D (Digital WebCast)
NewTek, Inc., manufacturer of industry-leading 3D animation and video products, today announced the release of the fifth free update and the 64-bit port for Emmy award-winning LightWave 3D . Version 8.5 offers hardware support of OpenGL 2.0, the new Multishift tool with editable history, Photoshop -style texture blending modes, improved dynamics, and easier integration of third-party file formats.

Free Anonymous Proxies

Infopage.cc: 30,000 updated Free Information Pages



Have a nice day,

jeepee

Anónimo disse...

Anything you want perfume hoaxCOME AND SEE perfume hoax