quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Noventa e oito anos de rádio

O blogueiro vai estar de descanso até ao dia 26, exclusive. Embora não saia da cidade, há algumas tarefas familiares a desempenhar e leituras a pôr urgentemente em dia.

Desejo às(aos) leitoras(es) do blogue I. C. - todos os que o têm visitado regularmente ou não - um bom Natal, com muita paz e saúde e muitas prendinhas no sapato junto à chaminé. A minha prendinha é a recordação da véspera de Natal há 98 anos atrás, dia onde a rádio começava uma fantástica história, e que se mantém até hoje (a telefonia aqui ao lado continua a dar música e palavras para minha grande alegria).

Nos Estados Unidos, a emissão experimental pioneira de radiodifusão foi conduzida por Reginald Aubrey Fessenden (1866-1932), na véspera do Natal de 1906, e composta por um curto discurso, a passagem de um trecho de Handel e um solo de violino sobre uma peça de Gounod, então um compositor muito popular. Fessenden trabalhava desde 1900 no seu projecto, tornado viável apenas quando as ondas amortecidas, usadas em radiotelegrafia, foram substituídas por ondas contínuas (amplitude constante).

Sem comentários: