sábado, 5 de fevereiro de 2005

MACGYVERmacgyver3.JPG

[esta mensagem é obviamente dirigida às blogueiras do STRA blog - entre as quais está uma das autoras do trabalho a que faço referência neste post, mas na realidade não sei identificar. Mas também para as suas colegas de Com Elas e Blog Inspirado, todas a caminho da viagem de fim de curso até ao Brasil. Nos seus blogues até suspiram pelos próximos dias. A todas elas desejo uma óptima viagem]

A série MacGyver foi produzida entre 1985 e 1992, orientada especialmente para jovens adolescentes urbanos de ambos os géneros, escrevem no começo do seu trabalho as alunas Mariana Serra, Mariana Feijó e Raquel Henriques, Recepção da série televisiva MacGyver. No nosso país, a série passou inicialmente na RTP, sendo agora vista na SIC Radical [imagem do actor Richard Dean Anderson, que desempenhou o papel principal na série, retirada do sítio MacGyver Homepage].

As alunas, num trabalho bem estruturado, usaram como ferramentas teóricas Irene Costera Meijer e Vladimir Propp. Deste, elas identificaram várias funções narrativas no episódio The human factor: 1) mundo do quotidiano, 2) chamada para a aventura, 3) recusa à chamada, 4) encontro com o mentor, 5) ultrapassar o patamar, 6) testes, aliados e inimigos, 7) aproximação à caverna, 8) provação, 9) recompensa, 10) regresso, 11) ressurreição, e 12) prémio.

macgyver2.JPG
macgyver1.JPG

Em termos de trabalho empírico, Mariana Serra, Mariana Feijó e Raquel Henriques elaboraram um inquérito, que colocaram on-line em Novembro último, recolhendo 126 respostas.

Do total dos inquiridos, 94% afirmaram já ter visto a série. O que distingue verdadeiramente a série é a criatividade do protagonista (79% das respostas), associando MacGyver ao seu canivete suíço. Sobre a série, os inquiridos responderam que "há sempre uma solução para tudo", "com pouco consegue-se fazer muito", "nunca se deve desistir", "é bom ser-se natural, simples e sem ódios" e "criatividade aliada ao conhecimento".

A maioria dos inquiridos vê MacGyver em ambiente familiar. Apesar de duas em cinco respostas achar a série fora de moda, quase metade dos inquiridos confessa ainda conseguir cantarolar o genérico da série, querendo dizer que a série marcou uma geração de espectadores [confesso que vi regularmente a série, na RTP, ao lado da Patrícia].

Sem comentários: