sábado, 5 de fevereiro de 2005

jca.jpg1001 RAZÕES PARA GOSTAR DE PORTUGAL

José Carlos Abrantes lança no próximo dia 10 de Fevereiro (5ª feira), pelas 18:00, no Salão de Inverno do Teatro S. Luís, em Lisboa, o seu livro 1001 razões para gostar de Portugal.

Diz o autor: "Este livro é um elogio aos portugueses que labutam, acreditam, criam. Aos que pensam que o país, velho de História, se pode renovar pela seriedade, pelo empenho, pelo profissionalismo, mas também pelo humor, pela alegria de viver. E de fruir e partilhar, as grandes, como as pequenas coisas".

E acrescenta: "Eis algumas razões das razões que encontrei: O amor é fogo que arde sem se ver, escreveu Camões. Será que se pode dizer melhor? Os grelos, salteados ou não. As colchas de Castelo Branco. O Chapitô nascido da força de Teresa Ricou. A Culturgest criada por um banco, a Caixa Geral de Depósitos, no tempo de Rui Vilar (Lisboa). A York House, nas dormidas como no comida, no prazer do jardim e do bar (Lisboa). A Basílica da Estrela, que data do século XVIII (Lisboa). O catálogo de Lisboa Photo 2003, editado pela ASA. A paisagem alentejana. A Livraria Bertrand, da Rua Garret, em Lisboa, fundada pelo francês Pierre Bertrand e que existe, neste local, desde 1773, pouco anos depois de o terramoto ter destruído as intalações iniciais. A Rua do Surdo, no Funchal, rua onde se situa a sede do Partido Socialista. Boa metáfora para o lado mais autista dos políticos, de todos os quadrantes".

Ana Jones (aluna da Escola Secundária José Gomes Ferreira, Lisboa), Inês Pedrosa, Joana Amendoeira, Maria de Sousa, Maria Emília Brederode Santos, Maria José Morgado e Teresa Ricou vão dizer algumas palavras na apresentação do livro. Uma publicação da Texto Editores.

1 comentário:

Jorge Guimarães Silva disse...

Existem, realmente, 1001 razões - e se calhar algumas mais - para se gostar de Portugal. Espero que este livro contribua para "levantar" a nossa auto-estima, que tem andado muito por baixo.
Já vai sendo tempo dos portugueses acreditarem que são tão capazes como os melhores. Deixemo-nos de discursos derrotistas e vamos encarar os problemas de frente e de cabeça erguida.
Espero que haja uma apresentação do livro no Porto.