domingo, 20 de março de 2005

LEITURAS DE HOJE

tomwolfe.jpg1) El Pais. O escritor Tom Wolfe sobre blogues: "os blogues são, provavelmente, algo de bom: toda essa gente que faz circular informação. Certamente é o melhor que ocorreu ao jornalismo. A maioria dos blogues é lixo; mas, se se procura, sempre se pode encontrar alguma coisa interessante. Os blogues podem reproduzir rumores que a imprensa não publica, podem fazer muitas coisas. São fontes possíveis que nos dão uma informação que não tínhamos antes. E faz falta mais informação".

2) El Pais. Robert Iger, o próximo homem forte da Disney. Toma o poder a partir de 30 de Setembro, sucedendo ao polémico Michael Eisner, que eu já tratei neste blogue. elpais2032005.jpg

A Disney procurara alguém externo ao grupo, mas acabou por escolher o número 2. Bob, como lhe chamam familiarmente, entrou no gigante mediático em 1974. Em 1987, foi vice-presidente de programação da ABC Sport. Um ano decorrido, chegava a vice-presidente executivo da ABC Television Network. No final da década atingia a presidência da ABC Entertainment e, em 1993, era designado presidente da cadeia de televisão. Assim, Robert Iger é dos responsáveis de topo que mais conhece do negócio televisivo. Para ganhar a batalha, ele precisa de ter os olhos postos em dois homens: 1) Steve Jobs, da Apple e chefe dos estúdios de animação da Pixar, 2) Roy Disney, o sobrinho do fundador, que não está de acordo com o processo de selecção do sucessor de Eisner e quer uma mudança na direcção do grupo.

3) Le Monde. Lil Jon e o crunk. Lil Jon [Lil representa o acento sulista da palavra little] é o nome artístico de Jonathan Smith, que tendo lançado em Janeiro o seu terceiro álbum, Crunk juice, já vendeu dois milhões de cópias. Crunk significa a contracção das palavras crazy (louco) e drunk (bêbado).

lemonde21320051.jpg

Como o hip-hop, o crunk é um tipo de música talhada para as discotecas e que veio de Atlanta, do sul dos Estados Unidos, onde Lil Jon se iniciou como produtor. Com menos arsenal guerreiro que o rap, as músicas do crunk - assentes em cânticos como aqueles que se ouvem em estádios de futebol tipo go team - alimentam-se de elementos ligados ao machismo, homofobia e pornografia. Diz o próprio Lil Jon: "não éramos rappers [em 1997, quando lançou o disco Who U Wit], não fazíamos improvisações (freestyle), embora tivéssemos a ideia dos slogans (cânticos)". No crunk há parecenças com os excessos do punk rock.

lemonde21320052.jpg4) Le Monde. Televisão digital terrestre em França a partir do próximo dia 31. Em França chama-se TNT (télévision numérique terrestre). Ao lado dos sete canais hertzianos (TF1, France 2, France 3, Canal+, France 5, Arte e M6), nascerão mais sete canais acessíveis gratuitamente, desde que se adquira um descodificador.

Como mostra a imagem, este mês 35% dos lares terão já possibilidades de captar os novos canais, percentagem que subirá para 50% no próximo mês de Setembro, 65% no primeiro semestre do próximo ano, chegando à quase totalidade dentro de dois anos. Espera-se que até 2010 desapareça a difusão analógica, o que significa maior qualidade de imagem (720 pixels em 576 linhas) e de som (Dolby 5.1) - muito próximo da qualidade de um DVD - e interactividade. Os investidores pretendem que a televisão digital terrestre se torne uma alternativa comercial interessante face ao cabo e ao satélite.

Sem comentários: