Destas leituras, retiro duas ou três ideias. A primeira é que, crescentemente, as figuras públicas usam os blogues. Athayde usa-o para uma questão simples: aloja os seus textos já publicados, tornando-os acessíveis a quem os procura. Depois, à banalização associa-se uma curiosidade dos media tradicionais, levando-os também à adesão, caso do Público (Kulto), como meio de captar públicos fãs da internet e das suas variadas formas. O problema 16-25 (idades pouco sensíveis à leitura de jornais de papel, mau grado o recente êxito dos jornais gratuitos) desloca-se para montante: o Público quer captar leitores de uma faixa etária mais jovem. Uma terceira ideia é a da comercialização de um produto em cima de uma tecnologia não paga até hoje. Reforçando a ideia: o objectivo do Público é conquistar leitores, vender mais. A Blogger.com tem disponibilizado o serviço gratuitamente. Eticamente isto é correcto? Ou o jornal tem um acordo com a Blogger.com para ter mais facilidades gráficas, espaço, maior interactividade que o simples comentário e paga por isso?
Claro que o blogue se parece cada vez mais diy (do it yourself) [em português seria fvm - faça você mesmo]. Diy porque não há hierarquias, não há regras como horário, dimensão ou tema do post. Pode apresentar-se um texto longo e aborrecido como curto e bem escrito, em linguagem literária ou cifrada, com imagens ou sem elas ou apenas com elas. Um cidadão anónimo pode coexistir, em termos de publicitação nesta esfera, com um conceituado especialista. Pode dizer coisas sérias ou simples anormalidades. E nem precisa de se deslocar à Ikea ou a outra loja para trazer as peças e montar o equipamento em casa. Basta estar em casa ou num sítio de acesso à internet sem fios. Diy mais democrático não há. Por isso, temos aí uma grande adesão, quer se tenha um ideal ou se escrevam tagarelices ou se persigam valores comerciais. O que, eventualmente, poderá dificultar uma mudança de filosofia e obrigar a pagar o serviço.
1 comentário:
Olá,
Sou brasileira e, navegando, cheguei a seu endereço. Achei muito interessante. Também me dedico a pesquisas na área de comunicação e aqui encontrei muitas sugestões fundamentais de leitura. Vou acompanhar seus comentários. Parabéns pelas informações que divulga aqui. Abraço
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