sexta-feira, 1 de julho de 2005

BLOGUE A CIDADE SURPREENDENTE

Neste espaço, já fiz alusão ao blogue de Carlos Romão, A Cidade Surpreendente, do Porto. É um blogue em que a fotografia é a rainha (mas não é um fotoblogue, pois tem texto). Na véspera de S. João (noite de 23 de Junho), o Carlos fez belíssimas imagens da festa, de que a que vem a seguir é um dos exemplos (o autor autorizou-me a reprodução da fotografia, pelo que agradeço a gentileza).

carlosromao.jpg

Para quem não conhece o Porto, passo a explicar o que se vê. Em fundo, a ponte D. Luís, que liga Porto e Vila Nova de Gaia, agora "embrulhada" (não pelo artista Christo) para reparações e instalação do metrô (eléctrico rápido ligando Gaia e Porto). Do lado esquerdo, algum casario da Ribeira do Porto, onde se pode vislumbrar a rua pejada de foliões; do lado direito, Gaia e a igreja e mosteiro da Serra do Pilar. O fogo de artifício quase parece fazer rebentar a ponte. É um prazer visitar A Cidade Surpreendente, em especial para quem já não comemora a festa há quinze anos, como é o caso do blogueiro que aqui escreve.

2 comentários:

Carlos Romão disse...

A ponte está já a ser desembrulhada das 1300 toneladas de andaimes que a envolveram. Depois do reforço e reabilitação da estrutura, do alargamento do tabuleiro superior, da decapagem e da pintura anti-corrosiva, aparecerá como novinha em folha aos 119 anos de vida, para deixar passar as composições da linha S do Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto.

FPM disse...

...e é por isto, pelo que escreveu o Carlos Romão, que foi a última vez que houve aquele fogo-de-artifício na ponte.