sexta-feira, 19 de agosto de 2005

COMO ESTUDAR EM PORTUGAL

Retiro a mensagem seguinte do blogue Brasil x Portugal, de Juliana Iorio, com informação sobre como brasileiros(as) podem inscrever-se em mestrados em Portugal (em especial na área de comunicação):

1- Como é o mestrado em Portugal?
Penso que o Mestrado em Portugal é igual ao mestrado no Brasil, ou seja, há disciplinas que devem ser cursadas no primeiro ano e a tese que deve ser elaborada no segundo ano.

2 - É fácil conseguir a vaga?
Neste caso, acho que em Portugal é mais fácil do que no Brasil. O ingresso passa pela avaliação do currículo e uma entrevista pessoal na maioria das Universidades. Não há provas de selecção, nem testes de proficiência. Eles partem do princípio que todo mundo sabe a língua inglesa fluentemente.

3 - Como os brasileiros são recebidos nas Universidades?
Penso que somos recebidos bem. Pelo menos, quanto a isto, eu não tive problemas.

4 - Por onde começar?
Antes de mais, se você tem interesse de vir estudar em Portugal, deve consultar os sites das universidades portuguesas e ver se alguma delas oferece um Mestrado que lhe interessa. Escolhido o curso, a primeira coisa que se deve fazer é ir ao Consulado de Portugal no Brasil (da sua área de residência) e autenticar o diploma, o histórico escolar e o programa das discilplinas cursadas na graduação.
Feito isto, você até já pode se candidatar a um Mestrado em Portugal. No entanto, deve ter em mente que, se for aceito, terá de pedir o "Reconhecimento das suas Habilitações" em uma Universidade Portuguesa. Este "Reconhecimento" pode ser pedido em qualquer Universidade portuguesa, desde que esta tenha o mesmo curso que você fez no Brasil, e independe da Universidade que você escolheu para fazer o seu Mestrado em Portugal. Fique atento porque cada Universidade cobra um valor pelo "Reconhecimento de Habilitações". Pesquise e escolha a mais barata!
O "Reconhecimento de Habilitações" pode demorar muito para sair. Isto implica que, se você for aceito no Mestrado, poderá ter de começar a cursá-lo mesmo antes do "Reconhecimento" sair. De certa forma isto é um risco, visto que, se o "Reconhecimento" for negado, você não poderá continuar a cursar o Mestrado. Mas julgo que raramente isto acontece... Se você tiver cursado a graduação numa Universidade Brasileira pública, é quase certeza do "Reconhecimento" ser autorizado.
Após candidatar-se ao Mestrado (e isto pode ser feito mesmo estando no Brasil, através de e-mail, fax, telefone), se você for aceito, provavelmente terá de vir a Portugal fazer uma entrevista pessoal. Se for aprovado, terá de voltar para o Brasil, já com a matrícula do Mestrado feita, e pedir o visto de estudo no Consulado de Portugal no Brasil (da sua área de residência). Normalmente, este visto demora para sair. No entanto, se você já estiver matriculado e disser que as aulas já começaram, eles costumam agilizar o processo.
Para conseguir o visto de estudo é necessário provar que você tem como se sustentar em Portugal durante o período do curso. Também é necessário um atestado médico emitido por hospital público no Brasil, dizendo que você se encontra em perfeitas condições físicas e mentais, e um atestado de antecedentes criminais.
Além disso é exigido um seguro de saúde. Se você paga INSS no Brasil, basta ir ao Ministério da Saúde no Brasil e pedir uma declaração dizendo que é beneficiário do serviço de saúde público. Com essa declaração, deverá ir ao posto de saúde mais próximo de onde for morar em Portugal e também será beneficiado pelo direito a saúde pública em Portugal.
Mais informações, consultar o site do Consulado de Portugal no Brasil.

5 - Existe a possibilidade de inserção no mercado de trabalho?
Existe, mas não é nada fácil. Como no Brasil, temos que conhecer as pessoas certas, e estar no lugar certo, na hora certa. É uma loteria!

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do seu relato.Espero um dia poder estudar em portugal,é um sonho de realizaçao profissional,estudo comunicaçao social na Universidade Tiradentes,em Aracaju-Sergipe,se puder dar-me mais esclarecimentos, agradecerei desde já.

Anónimo disse...

Tenho muito interesse em fazer Mestrado em Portugal e, após leitura do seu relato de experiência, motivei-me ainda mais por tentá-lo. Entendo que sua clareza em colocar vantagens e dificuldades reais desta vivência, venham a contribuir enormemente no futuro dos que prosseguirem neste intento.

Unknown disse...

vc conhece algum brasileiro fazendo mestrado em medicina? Tenho muito interesse em ir e estou iniciando a busca de contatos e informações. Achei muito bom ler as suas informações!
lucinéia carvalhais

José disse...

É possível levar a família?

mãos disse...

Obrigado pela explicação, principalmente no ponto em que aborda a questão de "...autenticar o diploma, o histórico escolar e o programa das discilplinas cursadas na graduação..."

Ouri Pota
Maputo-Moçambique

Ulysses Varela disse...

Parabéns pelo depoimento...mas só duas perguntas...o título recebido em portugalé valido no brasil, vc já concluiu seu mestrado...e as universidade em portugal são piblicas ou o curso é pago?

Ulysses Varela- Manaus AM