segunda-feira, 26 de setembro de 2005

MUDANÇAS NA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS DA SIC

A administração da SIC e o director de programas Manuel S. Fonseca anunciaram a rescisão, por mútuo acordo, do contrato que os unia há treze anos, lê-se numa notícia de hoje do Diário Digital. Para ocupar o lugar, foi nomeado Francisco Penim, estando ainda por constituir o resto da nova equipa de dirigente. Tudo começou com a demissão de Vítor Moura Pinto, director-adjunto da SIC, a semana passada, e continuou com uma entrevista dada ontem por Emídio Rangel ao Diário de Notícias.

Respigo apenas uma pequena parcela da entrevista de Rangel, o antigo homem forte da SIC (e também da RTP) sobre o novo licenciamento dos canais privados: "A SIC do meu tempo não tem nada que ver com o projecto que foi a concurso. A TVI, que era uma estação da Igreja, muito menos". E sobre a rentrée televisiva: "A situação é catastrófica para a SIC. A TVI foi feliz no reality show que escolheu, que está muito bem feito. Está ali um trabalho de grande qualidade da Endemol. Chapeau. Tem os tradicionais problemas que às vezes os reality shows colocam, podem chocar com direitos humanos e valores sociais".

Do blogue Jornalismo e Comunicação, em texto assinado por Felisbela Lopes, uma das académicas mais conhecedoras de programação de televisão, retiro a seguinte reflexão: "Porquê [esta demissão]? Porque os novos «reality shows» colocam em causa determinados valores ou estereótipos da sociedade portuguesa? Porque esses produtos não conquistaram a audiência que se esperava, tal como num passado recente «O Bar da TV» não conseguiu suplantar o «Big Brother»? Porque, nos bastidores, perfilam-se novos protagonistas para o lugar hoje ocupado por Penim? Que a programação dos canais generalistas se caracteriza por um lenta agonia, já todos percebemos, mas convinha entender melhor certas movimentações. Já imaginaram como seria uma SIC dirigida por Moniz ou por Rangel? E uma TVI coordenada por Rangel? Acho que os próximos tempos podem ser muito movimentados para os lados de Queluz e de Carnaxide".

Sem comentários: